Ver ou acampar: a decisão é sua!

14 novembro 2018

Com o intuito de se evitarem danos nas propriedades envolventes do Terródromo de Fronteira, que podem por em causa o futuro das AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira, o ACP, a Câmara Municipal de Fronteira e os Proprietários dos terrenos decidiram criar dois tipos de zonas para público.

Zonas Espetáculo e Zonas Camping

A 21ª edição da prova “AFN 24 horas TT Vila de Fronteira”, terá as habituais Zonas Espetáculo (ZE) e novas Zonas Camping (ZC). 

Por vários motivos o campismo no interior do circuito deixou de ser possível, assim, foram criados novos locais de campismo no exterior do circuito, mas muito próximo do mesmo, para tal foi alterado o circuito da prova no monte do Cego, a ultima grande travessia da Ribeira Grande. O acesso passou assim a ser gratuito e sem limitações nos horários de acesso, embora se mantenham as regras de utilização descritas em baixo.

Os terrenos definidos para o campismo e estacionamento não tem qualquer tipo de intervenção, visto tratar-se de terrenos inseridos em programas agrícolas que não permitem essa mesma intervenção. Desta forma e em caso de muita chuva é provável que as acessibilidades e os estacionamentos se tornem difíceis. 

Os interessados em permanecer nas ZC e ZE deverão imperativamente seguir as seguintes regras, sob pena de expulsão do local:

  • Providenciar os meios necessários para foguear em segurança; o corte de árvores é proibido
  • É proibido circular com viaturas na zona camping (autos ou motos) desde o início da prova até ao final da mesma (a circulação de viaturas, sobretudo à noite, perturba os pilotos com o possível encandeamento provocado pelos faróis)
  • Providenciar recipientes para lixo e não deixar resíduos no local
  • Não ultrapassar os limites da zona, definidos por marcações efetuadas pela organização (rede ou fita plástica)
  • Respeitar as instruções fornecidas pelos elementos da organização e/ou da GNR

A presença de viaturas em qualquer outro local que não os definidos pelo organizador é proibida e poderá ser considerado “invasão de propriedade privada”, situação prevista e punida pelos artigos 191º, 212º e 213º do Código Penal.

Quem desejar adquirir lenha, pode fazê-lo através deste contacto (914313945).

Zonas Espetáculo (ZE) e Zonas Camping (ZC)

Localização e acessos das ZE e ZC:

ZE 1 Fronteira (Reta da Meta)

A ZE1 situa-se em frente às Boxes, e permite observar parte da reta da meta e uma sequência de curvas, como também permite aceder ao corredor de público existente em frente às Boxes.

Acesso: A partir de Fronteira, deve estacionar a viatura na Zona Industrial ou junto à estação de caminho-de-ferro, e dirigir-se a pé em direção às Boxes pelo asfalto que se situa a sul das mesmas, seguindo as indicações da Organização e elementos da GNR que se encontram no local.

ZE 2 e ZC 1 – “Porto do Burrinho”

A primeira das duas grandes passagens do circuito na Ribeira Grande. É um local onde se pode observar, antes ainda do atravessamento da Ribeira Grande, um salto que proporciona sempre belas imagens e emoção. A ZC1 passa a efetuar-se num espaço que antecede a zona da ribeira (ver desenho em anexo).

Acesso: Desde Fronteira, seguir na direcção de Monforte (EN 243), cerca de 5 Km depois, encontra o acesso à ZE 2 e ZC 1, do lado esquerdo.

De Sul, desde Estremoz seguir IP 2 direção Portalegre. Antes de Monforte, seguir pela esquerda, em direção a Fronteira (EN 243). Após cerca de 10 km encontra o acesso á ZE 2, do lado direito. Após saída do asfalto, seguir por um percurso de terra com 3 km de extensão até ao parque de estacionamento, próximo da ZE 2. Este percurso está devidamente sinalizado e é proibido circular fora do mesmo. Ainda antes do parque de estacionamento, existe uma passagem de ribeira que, em caso de muita chuva, poderá dificultar a passagem de carros ligeiros. 

Com condições atmosféricas adversas (chuva), esta zona é recomendável apenas a veículos 4x4 e pode mesmo ter que ser interditada a qualquer veículo.

ZE 3 e ZC 2 – “Porto do Cego”

O circuito sofreu uma alteração para permitir que o publico aceda a este local sem atravessamentos do circuito. Será criado um espaço de campismo neste local.

Em caso de muita chuva a circulação neste espaço é difícil, sobretudo para veículos convencionais e veículos pesados.

Acesso: Desde Fronteira seguir por estrada municipal direção Cabeço de Vide (esta estrada irá estar encerrada ao trânsito desde o local de acesso à ZC2 até Cabeço de Vide e vise verso), cerca de 5 km após a rotunda à saída de Fronteira, encontra o estacionamento da ZE 3 do lado direito. Caso se dirija para a ZC 2, continue em frente mais 200 m, deixa o asfalto e segue pela direita até à ZC 2

As 24 Horas TT Vila de Fronteira são hoje uma referência no mundo dos desportos motorizados, para tal muito contribui o muito público que ano após ano visita Fronteira e que de uma forma responsável assiste ao espetáculo proporcionado pelos inúmeros concorrentes. 

Infelizmente nem todos compreendem a consequência de atos pouco ponderados e que podem de alguma forma colocar em risco a continuidade do evento. 

Não deve ser esquecido que o circuito atravessa varias propriedades privadas, e só com a colaboração dos proprietários é possível a realização do evento. Ano após ano são confrontados com a destruição de pastagens, arvores e cercas, ainda assim continuam a permitir que se utilizem os terrenos para utilização do público, embora com limitações e regras mais apertadas e compreensíveis.

Agradecemos que assistam ao espetáculo em segurança e que permaneçam nas áreas definidas para o público, e apenas nessas, todos os locais não referidos como Zonas Espetáculo ou Camping, são locais proibidos, a GNR tudo fará para evitar a presença de viaturas em locais proibidos.

Patrocínios
scroll up