A edição de 2022 da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira foi um exemplo também ao nível da responsabilidade ambiental. A organização do ACP e do Município de Fronteira, em parceria com a empresa Valnor, recolheu 4,9 toneladas de resíduos, que foram encaminhados para tratamento. Adesão do público da prova foi fundamental.
O plano de sustentabilidade ambiental implementado na última edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira permitiu recolher e encaminhar para tratamento quase cinco toneladas de resíduos. Ao longo da semana da prova, multiplicaram-se os pontos de recolha nas zonas espetáculo e de camping, no parque de assistência, na zona de restauração, sala de imprensa e em todos os espaços utilizados pela organização. Além disso, existiram ações de sensibilização ambiental e distribuição de 'ecobags' nas zonas de público, principalmente na popular zona espetáculo do Monte do Cego, onde os adeptos da prova aderiram de forma notável. Assim, a iniciativa do ACP, do Município de Fronteira e da Valnor permitiu a recolha de:
» 2,5 toneladas de plástico e metal;
» 1,3 toneladas de papel e cartão;
» 1,1 toneladas de vidro.
A verba angariada com a recolha e encaminhamento destes resíduos foi depois entregue aos Bombeiros Voluntários de Fronteira. Porque há corridas que todos temos de ganhar!