Desde 2010 que uma uma equipa exclusivamente portuguesa não vence as 24 Horas TT Vila de Fronteira. Nesse mesmo ano Pedro Lamy/José Pedro Fontes/Luis Silva e António Coimbra levaram o BMC-BMW ao degrau mais alto do pódio instalado no Terródromo.
Desde então nenhuma equipa exclusivamente composta por pilotos lusos conseguiu atingir a vitória final na prova alentejana, sendo que a mais lusa a vencer foi aquela que colocou aos comandos do JMS BMC-EV em 2013 António Coimbra, Luis Silva, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa, que foram então acompanhados por Nicolas Clerget.
Os lusos vão tentar neste 20º aniversário da clássica alentejana colocar de novo uma equipa totalmente portuguesa no degrau mais alto do pódio, uma tarefa que não será nada fácil dada a experiência das equipas oriundas de França, nomeadamente a equipa da Andrade Competições, que orgulhosamente enverga as cores lusas e que procura em 2017 a sexta vitória na competição com o seu muito competitivo protótipo que os levou ao segundo posto nas 24 Horas de Paris.