Nas histórias de banda desenhada da Marvel, um grupo de super-heróis junta-se para criar o Quarteto Fantástico e, juntos, batalham para defender o planeta. Na edição de 2017 das 24 horas de Fronteira, também há quatro super-heróis do desporto automóvel nacional que se juntam, mas, neste caso, para defender o nome de uma família. A família Santinho Mendes.
Nesta, que é a 20.ª edição da maior prova de resistência de todo-o-terreno realizada em Portugal, a história que ficará nos corações dos apaixonados pelo TT é a de um patriarca, dos seus dois filhos e de um neto que dividirão a condução de um Opel Tigra nas 24 horas da competição alentejana.
Com 77 anos, mais 61 que o neto, o patriarca António Santinho Mendes é o grande responsável por incutir nas várias gerações de campeões da sua família o prazer pelos desportos motorizados. Portador de uma invejável forma física para a idade, o mais experiente membro da equipa é um homem altamente satisfeito à partida para a prova “É claro que estou satisfeito por conseguir reunir a família em torno do desporto automóvel. Os meus filhos sempre me acompanharam na minha carreira e, naturalmente, ganharam o interesse pela competição e felizmente o António também ganhou a paixão pelo desporto", explica o septuagenário que, na carreira se sagrou Campeão Nacional de Ralis, Autocross e Todo-o-terreno.
Com a competição nos genes, a segunda geração da família Santinho Mendes vê nesta competição uma possibilidade de juntar a família e festejar a paixão por este desporto. “De toda a família, a única pessoa que ainda não está habituada a viver as provas por dentro é a namorada do meu filho (António). Para todos os outros esta vai ser mais uma corrida e mais uma festa. Eu, como responsável pela logística, preparei todos os detalhes, desde as inscrições até as refeições. Estamos preparados para aguentar 24 horas e para fazer uma festa bonita no final”, explicou Vítor Mendes. Já o seu irmão, José Mendes, responsável pela preparação do Opel Tigra, acredita que o carro está pronto para terminar a prova. “O carro está preparado para acabar a prova e nós também. Tentámos ao longo dos últimos dias preparar a prova até ao mais ínfimo detalhe para que nada possa correr mal. A nossa equipa é muito nivelada e por isso acredito que podemos atingir as nossas metas.”
O membro mais jovem da equipa, de apenas 16 anos, faz a estreia na competição e vê com bons olhos ter a seu lado o seu pai, tio e avô. “Todos me vão ajudando à sua maneira. Apesar de confiar mais no meu avô, por ser o mais experiente, quem me tem passado mais ensinamentos é o meu pai pois acabamos por conviver mais tempo juntos. Estou confiante que estou preparado para os desafios deste evento e acredito que tudo vai correr pelo melhor. Apesar de não estar nervoso, estou ansioso que a prova tenha início para sentir a adrenalina natural de uma prova”, explicou o piloto que se sagrou Campeão Nacional de Ralicross, em 2016, na categoria Iniciados.
O clã Santinho Mendes participará nas 24h TT de Fronteira aos comandos de um Opel Tigra com que a equipa tem vindo a participar no evento. Contudo, em 2017, a viatura contará com uma motorização diesel de 3,2 litros, turbo, que debita cerca de 200 cavalos de potência. A participação, acontecerá na categoria E a viatura será o número 76. Convidamos todos a desfrutar deste encontro de gerações.