A edição de 2017 das AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira é uma autêntica reunião de campeões nacionais de todo-o-terreno de automóvel. Entre a corrida reservada aos SSV, que se realiza na manhã de sábado, e a maratona que começa nesse mesmo dia às 14 horas, estão 15 campeonatos absolutos.
A festa do TT em Portugal fecha a temporada competitiva e neste ano volta a juntar vários pilotos consagrados. Destaque para aqueles que já venceram campeonatos nacionais, entre os quais, o campeão em título, Ricardo Porém.
No total, são cinco, os nomes que constam desta lista de elite. No topo está Miguel Barbosa. O piloto que actualmente compete nos ralis contribui com sete títulos de campeão nacional absoluto de TT. É, de longe, o piloto mais galardoado a nível nacional e responsável por quase metade dos títulos em questão. Desta vez, e depois de um regresso pontual ao TT que aconteceu em Portalegre, o lisboeta vai participar nas 3 Horas SSV Vila de Fronteira ao volante de um Polaris RZR Turbo, que partilha com António Coimbra.
A seguir a Miguel Barbosa, que já ganhou as AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira em 2013, está Filipe Campos. O portuense é detentor de quatro títulos de campeão. Obteve o primeiro em 1998 e entre 2008 e 2010 não houve quem o conseguisse bater a nível nacional. Em Fronteira também se apresenta ao volante de um SSV. Campos vai fazer equipa com Pedro Ferreira e uma das coqueluches do desporto motorizado actual, Miguel Oliveira. Os três vão correr no Can-Am Maverick X3 XRS e, curiosamente, Campos procura a primeira vitória nesta corrida depois de já ter vencido a de 24 horas por duas vezes.
Ricardo Porém junta ao título de 2017 outro obtido em 2014. O piloto de Leiria vai correr nas AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira com Laurent Poletti, Ronald Basso e com o campeão português de 2006, Pedro Grancha. Os dois vão partilhar a condução, com a dupla francesa, do MMP Rally Raid.
Por fim, Santinho Mendes está de regresso à competição e logo numa participação muito especial. O piloto que ganhou o campeonato nacional de TT em 1997 vai correr com o Opel Tigra e fazer equipa com os dois filhos, José e Vítor, e com o neto, António.