A primeira metade das AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira está concluída. Cumpridas 12 horas de competição, Stéphane Barbry e Pierre e Louis Lauilhe estão num lugar que conhecem bem. O trio francês já tinha comandado a classificação geral e, depois de ter cedido essa posição para a equipa da Letónia constituída por Igor e Rudolf Skoks e Arvis Pikis (Mitsubishi Pajero), está de regresso à liderança.
A formação do Sadev Oryx comanda com 8m35,863s de vantagem sobre o A.C. Nissan Proto de Mário e Alexandre Andrade, Cédric Duple, Yann Morize e Luís Ribeiro. A estrutura luso-francesa quer repetir o triunfo de 2016. Para isso, tem recuperado terreno depois dos problemas com a direcção assistida no seu caro sentidos na fase inicial da competição.
O pódio fica completo com o MMP Evo 3 de Thierry Charbonnier, Paulo Marques, Alexandre Ré e José Pimenta. A formação do carro número um também tem andado na frente com excepção das primeiras voltas em que, fruto de um pião de Paulo Marques, caiu na classificação. A equipa roda na mesma volta dos líderes. Tem uma desvantagem de 14m25,451s e não tem margem para respirar. Em quarto, a menos de meio minuto do pódio, está o Mini All4 Racing da X-Raid.
O melhor T2 é a Nissan Navara de Rómulo e Gonçalo Branco, Jorge Silva e Rui Farinha.