A equipa alemã X-Raid entrou com o pé direito nas 24 Horas TT Vila de Fronteira. Depois de fazer o segundo melhor tempo nos Treinos Livres, a formação de Michele Cinotto, Michele De Nora, Carlo Cinotto, Pietro Cinotto, Maurizio Dominella alcançou a pole position para a prova do ACP com uma volta em 9m35.961s.
A 8.264s dos pilotos do Mini JCW ficaram Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Alexandre Deaujon, segundos classificados. A equipa do A.C. Nissan Proto registou o melhor tempo ao cronómetro, mas acabou por perder um lugar na classificação geral devido a uma penalização de 10s (art 11.7).
Terceiro posto, a 14.698s, para Pedro Dias da Silva, acompanhado no BMW Proto por Adam Bomba, Lukasz Zoll, Mikotaj Otto e Jacek Sobon. O quarto tempo foi conquistado por Ricardo Porém, que faz equipa com Nani Roma, estreante na prova, Laurent Polleti, Ronald Basso e Franck Cuisiner, num MMP Evo. O top cinco foi fechado pelo Rivet Polos de Thomas Morize, Alexis Detienne, Stephane Duple e Loic de la Taste.
Gilles Billaut, Antoine Galland, Laurent Fouquet e Hugues Moilet, em Fouquet BV4, foram sextos, seguidos do Propulsion Springbox de Andre Bastet, Richard Bastet e George da Cruz, e do Sadev Oryx de Pierre Marie Lauilhe, Francis Lauilhe, José Castan e Emmanuel Castan, sétimo e oitavo, respetivamente.
O nono tempo foi alcançando por Sebastien Vincendeau, Bertrand Vincendeau e Philippe Berreur, em Propulsion Addax, e Manuel Aires, Jean Guillaume e Sebastien Urrutia, ao volante de um Caze Nissan, selaram o top 10.
A primeira equipa cem por cento portuguesa surge no 16º lugar, composta por Pedro e Manuel Mello Breyner, Tomás Mello Breyner e Bernardo Simões, num Yamaha 1000R.
A partida para esta grande maratona de resistência está agendada para amanhã, às 14h00.