Ainda não tinha estado na primeira posição. Mas nas primeiras 12 horas de corrida também não rodou fora do lote dos quatro primeiros classificados. O A.C. Nissan Proto da família Andrade partiu para a 22ª edição das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira como favorito depois de, em 2018, tere obtido mais uma vitória. E à passagem pela 13ª de prova, ocupou o lugar de comando.
A formação constituída por Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Alexandre Deaujon estava no segundo posto a meio da prova, a menos de um minuto de desvantagem para a equipa italiana de Michele Cinotto, Michele De Nora, Carlo Cinotto e Pietro Cinotto. Mas estes tiveram problemas no eixo traseiro e na bomba de água do Mini, o que os levou a perder muito tempo nas boxes. Quando recuperaram, já o A.C. Nissan Proto liderava e tinha, nesse momento, três voltas de vantagem.
Consistentes, Andrade, Duplé, Morize e Deaujon completaram, até este momento, 65 voltas ao Terródromo de Fronteira e estão na frente da competição com uma vantagem confortável. A formação luso-francesa tem três voltas de diferença para os principais adversários. Ou seja, são seguem mais de 50 quilómetros à frente da concorrência.
O principal interesse em torno da corrida centra-se, agora, na luta pelo segundo posto. São três as equipas que rodam na mesma volta, separados, apenas, por alguns minutos. Neste momento, o BMC Clio de Pierre Claudon, Patrick Sevin, Sébastien Guignard e Eric Darne ocupa o segundo posto. No último lugar do pódio está o Fouquet BV4 Nissan de Gilles Billaut, Antoine Galland, Laurent Fouquet e Hugues Moilet.
Ainda nesta “guerra” está o Mini da X-Raid que, depois do tempo perdido nas boxes, roda, agora, no quarto lugar da classificação geral. A fechar o “top-5” segue o Can-Am Maverick X3 de Fabrice Rousseau, Eric Cierzniewski, Sébastien Guyette e Olivier Devos.
O lote dos dez primeiros está a ser dominado pelas formações que competem no campeonato francês. Perante este cenário, a melhor equipa totalmente constituída por pilotos portugueses é a formação de Santinho Mendes, Pedro Santinho Mendes, José Mendes e Vítor Mendes que correm num Opel Tigra.